NHO 04 – Método de Coleta e Análise de Fibras em Locais de Trabalho

R$0,00

Descrição

O extenso uso de fibras, sejam elas naturais, artificiais ou sintéticas, nos diversos processos industriais, proporcionou vários estudos epidemiológicos sobre os efeitos à saúde dos trabalhadores que manipulam diretamente esses materiais, assim como da população potencialmente exposta a eles. A exposição a poeiras contendo fibras pode implicar no surgimento de doenças do sistema respiratório.

Diante das várias pesquisas em diversos países, verificou-se a necessidade de padronização da metodologia de avaliação ambiental, de modo a obter dados que pudessem ser comparados mais exata e precisamente. Neste sentido, o Laboratório de Microscopia da FUNDACENTRO adaptou a metodologia de coleta e análise de fibras por microscopia ótica de contraste de fase, recomendada pela Organização Mundial da Saúde, em conjunto com as orientações da Norma Regulamentadora nº- 15, Anexo 12 – Limites de Tolerância para Poeiras Minerais – Asbesto, de modo a tornar os resultados das avaliações de fibras nos locais de trabalho mais representativos e comparáveis entre si.

OBJETIVO
Esta Norma prescreve um método padronizado de coleta e análise de fibras, incluindo todos os tipos de amianto/asbesto, fibras vítreas (MMVF – Man Mineral Vitreous Fibers) e fibras cerâmicas. Tem a finalidade de estimar a concentração de fibras respiráveis em suspensão no ar.

CAMPO DE APLICAÇÃO
Este método se aplica à verificação da presença e concentração de fibras respiráveis no ambiente de trabalho, fornecendo subsídios para a proposição de medidas de controle ou para a avaliação de sua eficácia.

Nota: Este método não se aplica a avaliação de fibras orgânicas (algodão, sisal, linho, rami e cânhamo).

PáginasTipo de ArquivoIdiomaAutor
Número de páginas: 66 páginas
Tipo de arquivo: PDF
Idioma: Português
Website: http://www.fundacentro.gov.br/

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “NHO 04 – Método de Coleta e Análise de Fibras em Locais de Trabalho”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up